Então é Natal tempo de unir e compartilhar a paz, compaixão e boas energias. Se você optou por um Natal sem carne, sem agonia animal, nós preparamos uma sugestão de pratos para celebrar sua ceia.
ENTRADAS:
Dica Culinária - Homus
Nossa primeira dica é essa pasta de grão de bico muito fácil de preparar e vai bem com pães, torradas e claro o pão sírio.
Bolinhos de batata
INGREDIENTES:
Mjadra (Arroz com Lentilhas à Moda Árabe)
Dica Culinária - Homus
Nossa primeira dica é essa pasta de grão de bico muito fácil de preparar e vai bem com pães, torradas e claro o pão sírio.
Bolinhos de batata
INGREDIENTES:
- 400g de batata
- 400g de palmito
- 2 Colheres de sopa de azeite
- 1 Colher de sobremesa de sal + 1 colher de sobremesa rasa de sal
- 1 Colher de sobremesa de gel de linhaça
- 1 Dente de alho
- 1 Molho de cheiro-verde
- 2 Colheres de sopa de farinha de mandioca
- 2 Colheres de farinha de trigo integral
- Amasse as batatas até formar um purê, em seguida corte os palmitos na vertical e depois corte vários pedaços na horizontal (em média 2cm de diâmetro) para então socá-los. Esprema o palmito até retirar toda a água. Pique o cheiro-verde e o alho, e misture todos os ingredientes.
- Faça bolinhas do tamanho que desejar e frite-as em óleo numa frigideira.
Mjadra (Arroz com Lentilhas à Moda Árabe)
INGREDIENTES
- 2 xícaras de arroz cozido
- 2 xícaras de lentilhas cozidas
- 2 cebolas grandes cortadas em fatias finas
- 3 dentes de alho picados
- Sal e pimenta a gosto
- Óleo o suficiente para refogar
- Comece preparando a lentilha. Lave bem e escorra. Coloque um pouco de óleo em uma panela grande onde irá cozinhar a lentilha. Aqueça um pouco o óleo, acrescente o alho, doure ligeiramente e coloque as duas xícaras de lentilha refogando por alguns minutos. A seguir acrescente água o suficiente para cozinhar a lentilha. Tempere com sal a gosto, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio.
- Em outra panela coloque um pouco de óleo e mais um dente de alho. Doure ligeiramente, acrescente o arroz, tempere com sal, refogue um pouquinho e acrescente água para cozinhar. Tanto o arroz como a lentilha devem ficar "al dente", ou seja, macios porém firmes. Antes de terminar o cozimento dos dois, transfira o arroz para a panela grande onde está a lentilha, misture delicadamente, abaixe o fogo, tampe a panela e prepare as cebolas.
- Agora vem o toque especial! As deliciosas cebolas fritas! Em uma frigideira grande coloque bastante óleo, o suficiente para poder fritar as cebolas. Frite-as até ficarem bem douradas, em um tom escuro, mas não deixe queimar. Tempere com sal e leve à panela onde estão o arroz e a lentilha misturados. Reserve um pouco das cebolas fritas para decorar o prato.
Pode ser preparado em iscas, ao molho madeira e acebolado.
INGREDIENTES:
- 01 quilo de farinha de trigo
- 03 xícaras de água
- 04 xícaras de água (água de legumes, de preferência)
- 03 colheres de sopa de óleo
- 02 xícaras de cebola picadinha
- 1/2 xícara de tomates picados
- 02 dentes de alho amassados
- 1/2 xícara de shoyu
- Salsa picada
- 01 folha de louro.
- O conjunto de proteínas do trigo tem o nome de glúten e pode ser extraído, da farinha de trigo, da seguinte maneira:
- Misture 01 quilo de farinha de trigo com 03 xícaras de água, e amasse como se fosse para fazer pão, pelo menos durante 10 minutos, até ficar uma bola firme. Cubra-a com água fria (numa tigela grande) e deixe de molho pelo menos 04 horas, mas seria preferível durante a noite toda. Lave então a massa, para retirar todo amido, amassando-a com as mãos, dentro da água e mudando de água continuamente até que esta saia quase limpa, e a massa fique bege, sem pontos brancos.
- Conserve a massa sempre unida para não esfarelar.
- Ponha então a massa em uma tábua a fim de escorrer toda água, e dê a forma de um rolo, e corte na forma que quiser usar. Cozinhe então durante 01 hora em panela comum, ou 20 minutos em panela de pressão.
- Refogue a cebola e o alho no óleo. Acrescente os tomates, a folha de louro e a salsa. Misture os demais ingredientes e cozinhe neles as fatias de glúten. Depois de cozidas, conserve as fatias nesse molho até usá-las.
- Há outra maneira de cozinhar as fatias de glúten para que recebam um bom tempero: em vez de cozinhá-las num molho de tomate, ponha-as no feijão já cozido e temperado, e com bastante caldo, e cozinhe na panela de pressão 15 a 20 minutos. Terão um sabor diferente. O feijão pode ser usado para comer como sempre. As fatias de glúten, depois de cozidas, podem ser usadas de muitas maneiras: bifes à milanesa, em guisados; ou moídas em assados, bolinhos, recheios, molhos, etc.
- E se você tem uma receita predileta, que sempre é a atração do seu Natal, manda pra gente! Essas são as nossas dicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário