- A jaca verde não tem gosto nem cheiro de jaca, fica com gosto neutro e praticamente sem nenhum cheiro. Se a jaca não estiver bem verde, não vai ficar com textura boa.
- Opções de recheios: Coxinhas, Empadinhas e Empadões, Pastel, Pizzas, Moqueca, Salpicão, Carne de Jaca Louca, Fricassê, Escondidinho etc.
INGREDIENTES
- 1 Jaca verde do tamanho de um mamão papaia
- 1 Cebola grande
- Temperos como pimenta, pimentão seco, alho em pó, zaatar, mostarda em pó, curry, açafrão a gosto. (Temperos opcionais)
- 1/2 Xícara de azeitonas verdes
- 1 Colher (sopa) de shoyu
- 1 Colher (sopa) de vinagre balsâmico
- 1 Tomate picadinho
- Sal e salsinha a gosto
MODO DE PREPARO
- Pegar uma jaca ainda verde, de tamanho pequeno para facilitar o cozimento, ainda bem dura. Pode ser do tamanho de um papaia até o tamanho de um mamão grande. A jaca não pode estar em processo de amadurecimento porque o resultado não fica bom.
- Se a jaca couber na panela, colocar ela inteira, se não couber cortar em 2 ou 3 pedaços menores. A jaca verde é dura e dá um pouco de trabalho pra cortar
- Cobrir com bastante água e cozinhar por 15 minutos na pressão. É possível cozinhar em panela comum, deixando cozinhar até ficar bem macia. Depois de cozida, tirar da água e deixar esfriar.
- Tirar a casca com uma faca (sai bem fácil) e desfiar com as mão tirando as sementes (são poucas sementes e elas são comestíveis), praticamente toda a jaca é aproveitada e vira "carne" de jaca.
- Refogar com óleo, sal, alho, cebola, pimenta e temperos à gosto e usar nas receitas, Coxinhas, Empadinhas e Empadões, Pastel, Pizzas, Moqueca, Salpicão, Carne de Jaca Louca, Fricassê, Escondidinho etc.
- Costuma render uma grande quantidade. pode ser congelada por até alguns meses.

Dica: a jaca solta uma seiva branca bastante grudenta que é solúvel em óleo. passe um pouco de óleo comum de cozinha nas mãos e na faca quando for cortar a jaca. se ficar seiva grudada nas mãos ou na faca, não entre em pânico - é só esfregar óleo até dissolver a seiva e depois lavar com água e sabão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário