segunda-feira, dezembro 01, 2014

Desvendando a acupuntura.



A técnica oriental vem ganhando cada vez mais adeptos e aliviando muitas dores. Desvende as dúvidas mais comuns sobre o método. Lembre-se sempre de que a prevenção é o melhor remédio. No entanto, como só procuramos o auxílio em face à dor insuportável ou a sintomas evidentes de que algo está errado, muitas vezes o processo já está avançado e o tratamento é prolongado. A acupuntura, como qualquer outra modalidade de tratamento, quando aplicada logo nos primeiros sinais de alteração na saúde, apresenta uma resposta é rápida e eficiente. Listamos 18 dúvidas mais frequentes sobre acupuntura.

1- O que é acupuntura?

É um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas, a fim de restaurar e manter a saúde.


2- Para que serve?
Visa restabelecer a circulação da energia (Chi) nos canais de energia e dos órgãos e das vísceras e, com isso, levar o corpo a uma harmonia de energia e de matéria.


3- Quando procurar um acupunturista?
Sempre, não somente para tratamento de doença, mas como de uma maneira preventiva. Pois é o recurso terapêutico mais conhecido da medicina tradicional chinesa no Ocidente, promovendo o equilíbrio, a harmonização, o fortalecimento dos órgãos e do corpo.

4- É permitido misturar outros tratamentos com a acupuntura?
Sim. A acupuntura, dentro da Medicina Tradicional Chinesa, vê o ser humano de uma maneira global. O universo e o ser humano estão submetidos às mesmas influências, sendo partes integrantes do universo com um todo. Nessa visão global de integração Natureza – ser Humano, todas as ciências são coerentes e concordantes entre si, todos os ramos do conhecimento humano partem ou confluem para o saber básico estruturando sobre os princípios da Filosofia Chinesa.

5- Existem efeitos colaterais da acupuntura?
Os pacientes sentem-se mais tranquilos com agradável sensação de bem estar e leveza no corpo após uma sessão de acupuntura. Durante a aplicação das agulhas, podem ocorrer em pacientes ansiosos, medrosos ou cansados reações do tipo lipotimia, tontura, náuseas, obscurecimento da visão, suor frio, mãos e pés frios e até desmaios. Nessa eventualidade, deve-se parar de manipular as agulhas ou retirá-las. Após a sessão, pode haver os seguintes sintomas: dor no local da inserção, dor na mobilização muscular, mas que melhoram rapidamente.

6- Qual a freqüência do tratamento?
Geralmente uma vez por semana. Depende, sobretudo, da patologia a ser tratada. Algumas patologias podem ter a necessidade diária, como exemplo temos o Acidente Vascular Cerebral (AVC) em fase aguda.


7- Como a acupuntura age? É somente um analgésico?
Ela age a nível energético, humoral e neural. Em nível Energético, sobre os ZANG FU (órgãos) e CANAIS DE ENERGIA. Em nível Humoral, com a produção de substâncias, geralmente neuro-hormônios, neuro-transmissores e hormônios, que são secretados no sangue, por ação da acupuntura. Em nível Neural os estímulos que as agulhas desencadeiam nos diferentes receptores nervosos podem explicar os múltiplos efeitos observados, pois o sistema nervoso é específico em relação a via de condução dos estímulos e, conseqüentemente, as respostas também são específicas. Não é somente um analgésico. Tem efeito anti-inflamatório, harmonizador dos órgãos e vísceras, para buscar o equilíbrio. Ativa a circulação de sangue nos membros inferiores e superiores.

8- Quais as possibilidades de curar e em que casos?
Por exemplo: uma pessoa com bronquite poderá ficar anos sem ter crise, fazendo sessões semanais. Porém, não podemos dizer que ela está curada e, sim, equilibrada, com seus pulmões tonificados.

9- Qual a preparação necessária antes e quais os cuidados após uma sessão?

Não fazer acupuntura:
  • Imediatamente após o ato sexual;
  • Estando o paciente alcoolizado;
  • Após as refeições;
  • Paciente está emocionado (ansioso, nervoso, irritado, etc.);
  • Paciente está cansado;
  • Clima está turbulento (tempestade, trovões, relâmpago);
  • Paciente está com sede ou em jejum;
  • Após susto ou medo, deve-se esperar que o paciente se acalme;
  • Após viagem ou caminhadas; o paciente deve repousar até normalizar a pulsação.
10- O que não se deve fazer imediatamente após a acupuntura:
  • Ter relações sexuais;
  • Molhar os pontos estimualdos;
  • Tomar bebidas alcoólicas;
  • Irritar-se;
  • Fazer trabalhos pesados;
  • Comer excessivamente;
  • Permanecer faminto ou com sede.
11- Na gravidez:
  • Não podem ser estimulados os pontos IG-4 (Hegu), BP-6 (Sanyinhiao), F-3 (Taichong), B-60 (Kunlun), B-67 (Zhiyin);
  • No primeiro trimestre de gravidez, não podem ser estimulados os pontos de acupuntura situados na parte inferior do abdome;
  • Com mais de três meses de gravidez, não podem ser estimulados os pontos de acupuntura situados no abdome e cintura;
  • No primeiro e no último mês de gravidez, deve-se evitar a acupuntura.
12- Em crianças:
  • Não reter as agulhas: fazer a inserção, estimular as agulhas e retirá-las;
  • Não inserir agulhas na cabeça enquanto as fontanelas estiverem abertas.
13- Dor
Deve-se suportar a dor em benefício da cura? Dor cura a dor? – NÃO. É importante saber, que como os pontos de Acupuntura são locais de concentração de terminações nervosas, a região dos pontos tende a ser mais sensível, principalmente se o ponto encontra-se em desequilíbrio devido a uma doença. As agulhas são finíssimas e projetadas para abrir espaço na camada superficial da pele sem perfurá-la como acontece com a agulha de uma injeção, por exemplo (nas injeções o calibre da agulha é muito maior, a técnica de aplicação é diferente e além da perfuração há injeção de líquido contendo a medicação, fatores que não ocorrem na Acupuntura). O procedimento não deve causar dor nem incomodo. Obviamente sente-se a leve picada do contato inicial da agulha com a pele mas é uma sensação muito leve e rápida. Após a colocação da agulha o acupunturista manipula a mesma até que esta atinja o ponto de Te Qi, ficando estabilizada no ponto energético. Essa manipulação também não deve doer. Se durante a sessão você sentir dor ou incomodo muito grande, avise o terapeuta para que a agulha seja imediatamente retirada e reposicionada ou simplesmente o ponto não será trabalhado nessa sessão.



14- Sangramento
Na retirada da agulha pode haver sangramento. Mas fuja do local se a pessoa que estiver aplicando disser “esse ponto sangra mesmo, é normal”. Não existe um ponto que sangra mais que o outro, ou que sangre sempre. O sangramento pode aparecer em qualquer ponto e é determinado pela condição física ou energética do órgão interno correspondente. Em condições de energia estagnada no local, na retirada da agulha pode sair UMA GOTA de sangue, só isso. Em hipótese alguma o sangue deve ficar escorrendo. Normalmente passa-se o algodão limpo e seco e não sai mais sangue nenhum. O sangramento é uma resposta do corpo ao tratamento, é uma válvula de escape para energias estagnadas ou toxinas existentes no órgão, sendo uma ocorrência positiva, mas nem por isso desejável. Um ponto que sangra requer uma maior atenção por parte do acupunturista no sentido de ampliar sua abordagem a fim de promover o equilíbrio da região afetada.

15- Hematomas
Uma sessão normal de acupuntura não deixa hematomas. No entanto, algumas vezes, a despeito do cuidado do acupunturista ao colocar e manipular as agulhas, aparecem hematomas indolores no local do ponto algumas horas depois ou no dia seguinte,os quais são normalmente são absorvidos sem efeitos secundários.

16- Sensação de choque
Após a inserção da agulha poderá ocorrer sensação discreta de peso local, choque elétrico, formigamento ou irradiação que são momentâneas, pouco freqüentes e consideradas normais, pois representam a ativação das terminações nervosas. Essa sensação geralmente é intermitente e indica o restabelecimento do fluxo de energia do meridiano. O ponto está como que respondendo ao estímulo provocado pela agulha. Essa resposta também pode manifestar-se na forma de uma leve vermelhidão ao redor do ponto de inserção da agulha.


Antes e depois do tratamento.
17- Deixar as agulhas no corpo
As únicas agulhas que ficam no corpo do paciente são as utilizadas em auriculopuntura, as chamadas agulhas semipermanentes que são fixadas e protegidas por um esparadrapo ou fita microporosa; em acupuntura sistêmica NUNCA deve ocorrer de as agulhas permanecerem no corpo. As agulhas tem uma ordem para ser colocadas e retiradas. Normalmente um blister lacrado vem com 10 agulhas esterilizadas que devem ser aplicadas nos pontos necessários. Um profissional bem treinado sabe que sempre deve contar as agulhas retiradas e proceder com o máximo de atenção e concentração para não expor o paciente a riscos desnecessários. Outro ponto que se deve observar é que, sendo a embalagem estéril, uma vez aberta, caso sejam utilizadas apenas algumas agulhas, todas devem ser descartadas ao final da sessão, pois depois de aberto o pacote as agulhas ficam expostas à ação do meio.

18- Contra-indicações das agulhas
Alguns pontos específicos devem ser evitados em gestantes. Pessoas com distúrbios da coagulação ou com imunidade deficiente requerem cuidados especiais: reforçam-se os cuidados com assepsia e evitam-se manipulações vigorosas e desnecessárias da agulha. Não é aconselhável a aplicação de agulhas em: dependentes de drogas, soro-positivos, idosos a partir dos 70 anos (devido à escassez de chi), locais de dor aguda, crianças muito pequenas (abaixo dos sete anos). Para esses pacientes, existem alternativas não invasivas com excelentes resultados.



Post que você pode se interessar:

Entenda Melhor o Stress

Fontes: Saúde Abril: Acupuntura funciona mesmo, Mais equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário