sexta-feira, novembro 28, 2014

Dica Culinária - Homus

Para quem está procurando por opções de alimentação fácil e saudável hoje vamos ensinar fazer o famoso Homus de origem na culinária árabe, este é um dos pratos mais fáceis de se fazer, bastante nutritivo e que não pode faltar na sua casa.

Homus é uma pastinha de grão-de-bico. Contendo uma grande quantidade de proteínas, fibras, gordura mono-insaturada e ferro. Homus normalmente é servido com um pão sírio morno ou com pão sírio torrado.



INGREDIENTES
  • 1 kg de grão de bico
  • 4 colheres (sopa) de molho de tahine
  • 2 dentes de alho amassados
  • Suco de limão a gosto
  • Azeite o quanto baste
  • Sal a gosto

MODO DE PREPARO

  • Deixar o grão de bico de molho de um dia para outro
  • No dia seguinte trocar a água e colocar para cozinhar em pressão, ou não, até ficar bem macio
  • Passar no liquidificador com um pouco da água do cozimento, não deve ficar um creme mole e reserve
  • Desmanche o molho tahine com o limão, misture o sal e o alho amassado
  • Bata com um garfo até ficar um mingau, se precisar acrescente um pouco de água
  • Misture o azeite
  • Junte com o creme de grão de bico misturando bem
  • Prove o sal e o limão
  • Regue com mais um pouco de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada.
Sirva com pão sírio, pão italiano ou torradas.



Já parou para pensar como seria sua vida sem açúcar?


Para muita gente, esse cenário deve ser um tanto assustador, o quadro pode não ser tão terrível quanto se pode imaginar. O livro "Year of No Sugar", lançado recentemente pela americana Eve Schaub, conta a experiência vivida por ela, o marido e suas duas filhas, em que passaram um ano inteiro sem consumir açúcar, mel e alimentos com o doce adicionado artificialmente. isso significou uma mudança radical nos hábitos da família, já que a maior parte dos itens dos supermercados continham alguma quantidade de açúcar em sua fórmula. Até mesmo comidas salgadas vinham com o ingrediente, como bacon, biscoitos, papinha para bebês e molhos para salada. A saída adotada foi preencher o cardápio com mais vegetais frescos e verificar, rótulo por rótulo, tudo que ia para o carrinho.

O esforço foi recompensador. Ao se livrarem do "vício", aos poucos, todos passaram a se sentir melhor, com mais disposição e menos problemas de saúde. Essa mudança no paladar é real. De acordo com a nutricionista Claudia Coelho, esse sentido fica acostumado ao hábito alimentar. 
"Ao consumirem muito açúcar, as pessoas têm cada vez mais necessidade de comer doces." Diz a nutricionista. 
Ao interromper o consumo e, mais tarde, voltar ao costume, o corpo sofre em vários sentidos. "Depois que se torna um hábito comer os alimentos com menos açúcar, é muito difícil voltar a consumir os muito doces. Outro fator é o funcionamento intestinal, que pode ficar mais descompensado quando você volta a consumir açúcar em excesso". Mas, se voltar a comer açúcar causa tantos incômodos, porque valeria a pena parar, em primeiro lugar? Segundo Claudia, como esse ingrediente é um carboidrato simples, ele é rapidamente incorporado pelo organismo. Há pesquisas que relacionam o excesso de açúcar à hiperatividade, ao déficit de atenção e à sobrecarga do pâncreas produtor de insulina, hormônio que disponibiliza açúcar para as células. 
"Se consumido sem controle, pode causar ou agravar patologias preexistentes, além da obesidade. Mas o pior de tudo é o fato de não conter nenhum outro nutriente", diz a Dra.
Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reduziu o valor recomendado de açúcar de 10% para 5% de uma dieta de 2.000 calorias diárias. Isso equivale a cerca de 20 gramas, ou cinco colheres de chá. Uma lata de refrigerante, por exemplo, já é o dobro do indicado, pois pode ter até 40 gramas de açúcar.

Antes de pensar que substituir todo o açúcar de mesa (cristal ou refinado) pelos adoçantes artificiais (edulcorantes), Claudia afirma que eles são mais recomendados para diabéticos e, ainda, com restrições.
"Os adoçantes artificiais não são absorvidos e metabolizados pelo nosso corpo e, mesmo não representando incremento nas calorias da dieta, prefiro usar moderação, tentar educar o paladar para sabores menos intensos", diz.
Moderação foi a palavra de ordem para a família de Eve Schaub, que, depois de um ano radical sem açúcar, voltou a consumir os alimentos adoçados com mais controle. Para quem está disposto a encarar a empreitada, um bom começo é cortar a adição de açúcar de mesa, substituindo-o por frutas secas, açúcar mascavo e mel, já que é mais difícil eliminar os itens industrializados da rotina. Nos momentos de dificuldade, alguns alimentos ricos em aminoácidos como o triptofano (banana e o grão de bico, por exemplo) são bons aliados, pois reduzem a compulsão por doces.

Para ajudar você a diminuir o consumo de açúcar listamos 18 formas do açúcar acabar com a sua saúde:
  • Pode desativar o seu sistema imunológico e prejudicar suas defesas contra doenças infecciosas.
  • Pode provocar um aumento rápido de adrenalina, de hiperatividade, de ansiedade, de dificuldade de concentração e de irritabilidade em crianças.
  • Pode provocar um aumento significativo no nível total de colesterol, triglicerídeos e mau colesterol, e reduzir o do bom colesterol além de contribuir para a obesidade.
  • Provoca a perda de elasticidade e funcionalidade dos tecidos.
  • Alimenta as células cancerosas e está relacionado ao desenvolvimento de câncer de mama, ovário, próstata, reto, pâncreas, trato biliar, pulmão, vesícula e estômago.
  • Pode piorar a visão.
  • Pode provocar muitos problemas do trato gastrointestinal, como gastrite, indigestão, má absorção em pacientes com doença intestinal funcional, aumento do risco de doença de Crohn, colite ulcerativa.
  • Pode provocar o envelhecimento prematuro ao fazer a pele envelhecer mudando a estrutura do colágeno.
  • Pode levar ao alcoolismo e embebedar, como o álcool.
  • Pode estragar os dentes, provocar doença periodontal (das gengivas) e  acidificar a saliva.
  • Pode provocar doenças autoimunes como artrite, asma e esclerose múltipla.
  • Pode provocar cálculos de vesícula.
  • É o inimigo nº 1 do funcionamento do intestino e pode provocar hemorroida.
  • Pode provocar varizes.
  • Pode contribuir para a osteoporose.
  • Pode reduzir o nível de vitamina E.
  • Provoca pressão alta em pessoas obesas.
Fontes: Viva plenamente e Nancy Appleton Books.

quinta-feira, novembro 27, 2014

Dica Culinária - Molho de tomate D'Itália (Caseiro)

Hoje nós vamos ensinar a você como se faz o molho de tomate mais encorpado e mais saudável de forma rápida e prática. 


Eu nao costumava fazer o molho em em casa. Achava que era trabalhoso e realmente nunca tentava. Até que um dia comecei a pensar  mais em minha alimentação e procurar por hábitos mais saudáveis, então resolvi tentar fazer o molho em casa e nunca mais comprei o molho de tomate pronto, descobri que molho de tomate é vida, e desde então se tornou um item básico aqui em casa. Aqui vai a receita. 

INGREDIENTES

  • 5 Tomates.
  • Orégano e Manjericão a gosto.
  • 1 Colher de sopa de vinagre.
  • 1 Colher de sopa de azeite.
  • 3 Dentes de alho bem picado.
  • Meia cebola picada também bem picada.
  • Sal a gosto.
MODO DE PREPARO
  1. Cozinhe os tomates com meio copo de água, preferencialmente em uma panela antiaderente aproximadamente por 15 minutos ou até os tomates começarem a soltar a pele.
  2. Quando os tomates soltarem a pele, escorra o excesso de água e bata os tomates no liquidificador.
  3. Volte a panela acrescente alho, o azeite, a cebola, e o orégano e o manjericão, deixe a cebola ficar dourada e acrescente o molho de tomate batido.
  4. Deixe ferver alguns minutos, quando estiver bem encorpado acrescente a colher de vinagre e deixe apurar.

Nossa dica é depois que o molho esfriar você poderá congela-lo em potes de plástico e servir quando você quiser em massas, pizzas, lanches ou como preferir. Para servir basta aquecer novamente e acrescentar algumas folhas de manjericão fresco e sal.

quarta-feira, novembro 26, 2014

11 Dicas e truques que vão garantir a você um acampamento totalmente feliz.

1. Use caixas de Tic -Tac para armazenar temperos.

2. Seja esperto invista em saco de dormir para duas pessoas.

3. Use um galão de detergente como local para lavar as mãos.

4. Lembra do cinto de utilidades do Batman? Então use um cinto e ganchos para pendurar panelas e utensílios.

5. Doritos são ótimos para acender o fogo.

6. Adicione pequenos pacotes de Sálvia em galhos e acenda-os para manter os mosquitos bem distantes.

7. Almofadas de algodão embebido com parafina são uma maneira fazer fogo portátil.

8. Abasteça galões com água, congele e adicione no seu cooler ou caixa térmica.

9. Use piso de borracha para ter o piso da tenda mais suave e bem mais confortável.

10. Fure um galão de água e coloque uma lanterna no furo para ter uma lanterna instantaneamente.

11. Adapte uma garrafa pet para manter e proteger o papel higiênico.

Mulher de 72 anos adepta de dieta vegana aparenta ser bem mais jovem.

Annette Larkins, uma senhora de 72 anos mostra sua horta no seu quintal em Miami nos EUA. É cheio de frutas e vegetais. Em cada canto do seu jardim há algo comestível. Ela também coleta água da chuva para beber e regar suas plantas. Ela acredita que a comida da sua horta é sua verdadeira "fonte da juventude".

“Essa moça que é da minha idade, ela estava contando à sua amiga que eu costumava contar a eles sobre alimentação saudável, na época eles não quiseram me ouvir. E hoje sua resposta é basta olhar para ela agora e olhar para nós”.

O marido de Annette, Amos, se tornou dono de um açougue em 1960. Foi quando ela se tornou vegetariana. Mas com o passar dos anos, ela se tornou uma vegetariana crudívora. Ela diz que não come alimentos de origem animal, sua comida não é processada, é crua. “Minha dieta consiste de frutas, nozes, vegetais e sementes. Eu faço muita germinação de sementes como você pode ver pela minha horta e claro que esses são os alimentos crus que eu como.” Annette afirma nunca ter feito alguma cirurgia plástica, ao ser questionada se faria alguma cirurgia futuramente, disse que não é contra intervenção plastica e que até se submeteria a prática mas só quando for mais velha.

“Eu sou muito vibrante, tenho muita energia, como eu te disse antes, eu me levanto no máximo até as 5:30 da manhã como regra, e estou pronta para ir,” disse ela.

Annette também faz suco de frutas e vegetais. Pense em um suco ou combinação, ela faz suco de Toranja, abacaxi, até mesmo espinafre. Mas não são todos da sua família que se alimentam desse jeito. Annette é esposa de Amos por quase 54 anos, que escolheu continuar comendo do jeito que fazia quando eles se casaram. “Eu realmente queria ter feito o que ela fez“, ele disse.

Ele diz que as pessoas até perguntam se Annette é sua esposa. “Eles irão me perguntar o que eu estou fazendo com uma menina jovem ou eles dirão ‘você está com sua neta’ coisas desse tipo.” Seu marido toma remédios prescritos diariamente para pressão alta e diabetes. Ela diz que não toma nem uma aspirina. E também por conta de amigos e conhecidos que sempre ficam perguntando por questões sobre sua saúde ou aparência jovial, ela decidiu publicar dois folhetos “Jornada para a Saúde“ e gravou um DVD 12 anos atrás.
“Ela é uma pessoa maravilhosa, ela faz tudo. Te digo que ela monta computadores, faz suas próprias roupas, cultiva seu próprio alimento e fala três idiomas. É incrível.” Diz o marido. Annette acabou de completar 70 anos de idade e pasmem ela usa manequim 38. Ela diz que seus amigos vêem a diferença na sua qualidade de vida. Ela definitivamente mudou seu estilo de vida para se sentir melhor e ter uma boa qualidade de vida.

Veja a reportagem na integra áudio em Inglês.