segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Gladiadores eram em sua maioria vegetarianos. Diz estudo.



Gladiadores romanos tinham uma dieta que foi principalmente vegetariana, de acordo com uma análise de ossos de um cemitério, onde os lutadores de arena foram enterrados. O estudo foi realizado por acadêmicos da Universidade Médica de Viena, na Áustria e na Universidade de Berna, na Suíça. Eles descobriram que a dieta gladiador era à base de grãos e principalmente livre de carne.

O exame dos ossos de gladiadores também encontraram evidências de que eles beberam uma bebida feita a partir de cinzas de plantas. Esta bebida cinzas era uma forma de tônico-impulsionar a saúde para ajudar gladiadores recuperar após combate e treinamento. "As cinzas de plantas foram evidentemente consumida para fortalecer o corpo após o esforço físico e promover uma melhor cicatrização óssea", diz Fabian Kanz, do departamento de medicina forense da Universidade Médica de Viena. Disse que esta bebida era uma forma artesanal do que hoje "tomamos magnésio e cálcio, sob a forma de comprimidos efervescentes, por exemplo, após o esforço físico". A réplica do capacete gladiador em um museu em Frankfurt trouxe as conclusões sobre esta bebida cinzas foram descobertas pelos níveis de estrôncio encontrados nos ossos dos gladiadores.

A análise óssea foi baseada em escavações de 22 sepulturas dos gladiadores que morreram a cerca de 1.800 anos atrás na cidade romana de Éfeso, agora na Turquia. Os ossos revelaram que a alimentação típica comida por gladiadores era trigo, cevada e feijão e isso contribuiu para criação do termo contemporâneo  de que os gladiadores eram "homens de cevada". Houve poucos sinais de carne ou produtos lácteos na dieta de quase todos esses lutadores profissionais, que executaram na frente das audiências romanas. Evidenciando que os gladiadores eram mais propensos a estar na fila da opção vegetariana e vegana.

Mas havia ossos de duas pessoas que pareciam ter um padrão diferente, revelando uma dieta muito maior em proteína animal e menor nos feijões e leguminosas. Isto poderia mostrar que haviam gladiadores originalmente de outras partes do império romano e que tinha um tipo diferente de dieta. E a próxima etapa desta pesquisa será o de usar a análise dos ossos e de olhar para onde os gladiadores viveram. Os pesquisadores dizem que os gladiadores eram principalmente prisioneiros de guerra, escravos e criminosos condenados. Mas também houve pessoas que se voluntariaram para treinar e participar de competições. Eles estimam que os homens que participam em concursos de gladiadores teve a chance de um em nove de ser morto, cada vez que eles lutaram.


Texto traduzido do original: BBC News

Nenhum comentário:

Postar um comentário